sábado, 29 de outubro de 2011

Dia das Bruxas

De maneira a não deixar passar em branco o Dia das Bruxas, fizemos uma pintura especial que testou a nossa atenção: a pintura da "Atenção ao Contorno". À nossa frente estava uma abóbora assustadora, cuja a única cor que tinha era o seu contorno. Tivemos que pintá-la em função do cor dos contornos! Foi um desafio, pois entre alguns contornos havia umas "ratoeiras"... Mas nós provamos ser atentos e, desta forma, demos cor ao nosso Dia das Bruxas! Feliz Dia das Bruxas para todos!

Portugal de Norte a Sul: "Trás-os-Montes"

"Chegamos" a Trás-os-Montes, região cheia de segredos e tradições.

Descobrimos que as casas tradicionais transmontanas são feitas em pedra, garantindo a proteção contra a chuva e as baixas temperaturas próprias desta região.

A sua gastronomia é muito rica, desde a Posta à Mirandesa, a famosa Alheira de Mirandela, os enchidos, o azeite, o vinho, o pão, bem como outros petiscos, fazem de Trás-os-Montes uma das regiões de Portugal onde a comida é mais saborosa.
As belas paisagens também fazem muita gente visitar esta terra.

Sem falar das pinturas rupestres que podemos encontrar em Vila Nova de Foz Coa, pintadas há muitos, muitos anos.

Animais em vias de extinção também foram contemplados. O que nos fez muita pena!

Mas a parte que mais nos agradou foi abordar algumas das suas tadições. Gostamos muito de reproduzir os Pauliteiros de Miranda, imaginando-nos com os seus trajes a fazer música e a dançar com os paus.

Deixou-nos alguma tristeza saber que há locais em Portugal onde as pessoas vivem muito sozinhas!

Mas ficamos a onhecer novas cidades que agora sabemos a que bela região pertencem: Trás-os-Montes.



Desenho com giz






Registamos a "História das Cinco Vogais", contada pelos pais da Leonor, duma forma muito colorida: com giz de várias cores! E, de maneira a ter ainda mais cor, escolhemos a cor das folhas que queriamos! Ficou muito bonito!



Técnica do Pincel ao Contrário







Decoramos os nossos "C´s" com uma técnica de pintura muito interessante e divertida... a do pincel ao contrário! Colocamos o pincel de "pernas para o ar" e mãos ao trabalho. Foi uma animação, mas trouxe-nos algum desafio... O pincel virado ao contrário exige muita atenção e muita preensão com os nossos dedinhos! Os resultados estão a ficar muito bonitos!!!



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Mãos à Horta

Já iniciamos o nosso projeto "Mãos à Horta"!!!
Com o apoio das famílias e do Sr. Torcato preparamos a nossa horta, agora resta-nos esperar que cresçam as pencas, nabiças, couves, ervilhas, cenouras e flores.
Passamos uma manhã de muito trabalho, com um enorme esforço desta equipa.
Um grande obrigada a todos que participaram, brevemente teremos notícias deste nosso projeto que ainda nos vai dar muito que fazer!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Desfolhada

Aproveitamos uma boa tarde, pela fresquinha, para ajudar o Sr. Artur a "descascar" o milho do nosso Colégio. Havia muito milho, mas os Golfinhos, os Gatinhos e as Estrelinhas encheram-se de força e fizeram a Desfolhada.
Agradecemos ao Sr. Artur pelas explicações importantes que nos deu! Aprendemos muito enquanto trabalhamos.